CRIMES CIBERNÉTICOS

CRIMES CIBERNÉTICOS

  • Editora: LIVRARIA DO ADVOGADO EDITORA
  • Autor(es) ÂNGELO ROBERTO ILHA DA SILVA (ORGS.)
  • Edição: 2
  • Ano: 2018
  • ISBN: 859590009
  • Páginas: 272
  • Formato: Brochura
  • Tamanho: 16x23cm
  • Data de Publicação: 11/09/2017
  • R$98,00

Sinopse:

O livro trata de temas de real importância e atualidade no que tange ao delineamento de delitos cibernéticos, incluindo, a problemática dos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, que tantas dúvidas suscitam, até a recente tipificação do delito de terrorismo. A segunda edição vem a lume devidamente atualizada, em especial em face do recentíssimo advento da Lei nº 13.441/2017, que trata da infiltração de agentes de polícia na Internet com o fim de investigar crimes contra a dignidade sexual de criança e de adolescente.



Sobre o(s) Autor(es):
> ADRIANA SHIMABUKURO

É Matemática, especialista em redes de computadores, servidora do Ministério Público Federal.

> ALFREDO CARLOS G. FALCÃO JÚNIOR

É Procurador da República. Mestre em direito pela UFPE.

> ÂNGELO ROBERTO ILHA DA SILVA

É Professor do Departamento de Ciências Penais da UFRGS, doutor pela Faculdade de Direito da USP, Procurador Regional da República na 4ª Região, Pesquisador/líder do Grupo de Pesquisa Sistema Criminal Contemporâneo na Perspectiva de uma Interpretação Concretizadora dos Princípios Constitucionais e dos Direitos e Garantias Fundamentais, Departamento de Direito Penal, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/CnPQ.

> DAISON NELSON FERREIRA DIAS

É Médico, Mestre em Neurociências (Neurologia) e Doutorando em Neurociências (Neurologia), Faculdade de Medicina, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES/PDSE no National Institutes of Health, Bethesda, MD, Estados Unidos da América. Pesquisador do Grupo Sistema Criminal Contemporâneo na Perspectiva de uma Interpretação Concretizadora dos Princípios Constitucionais e dos Direitos e Garantias Fundamentais, Departamento de Direito Penal, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/CNPq

> FERNANDA TEIXEIRA SOUZA DOMINGOS

É Procuradora da República em São Paulo desde 1998; Coordenadora do Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos da Procuradoria da República em São Paulo, grupo que integra desde 2007; integrante do Grupo de Trabalho de enfrentamento aos Crimes Cibernéticos da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão da PGR, capacitadora dos Cursos de Iniciação e Vitaliciamento dos Procuradores da República em Crimes Cibernéticos nos anos de 2012, 2013 e 2015.

> HELDER MAGNO DA SILVA

É Procurador da República desde 2004, Especialista em Ciências Penais pela Faculdade de Direito da UFMG (1999) e integra o GT Crimes Cibernéticos da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.

> JAQUELINE ANA BUFFON

É Procuradora da República. Membro do Grupo de Trabalho “Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos” da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.

> MARCIA MORGADO

É Procuradora Regional da República da PRR da 2ª Região. Coordenadora do Projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”. Membro do GT Comunicação Social da PFDC. Membro do GT Inclusão para pessoas com deficiência da PFDC. Membro do GT Criança e Adolescente da PFDC. Coordenadora do Núcleo de Apoio Operacional – NAOP da PRR da 2ª Região. Membro titular da COPEIJ (Comissão Permanente da Infância e da Juventude) do GNDH (Grupo Nacional dos Direitos Humanos) do CNPG (Conselho Nacional dos Procuradores Gerais).

> MELISSA GARCIA BLAGITZ DE ABREU E SILVA

É Mestre em Direito pela Universidade de Chicago, EUA, Procuradora da República em São Paulo.

> NEIDE M. C. CARDOSO DE OLIVEIRA

É Procuradora Regional da República da PRR da 2ª Região. Membro do Núcleo de Combate à Corrupção da PRR2. Coordenadora do Grupo de Apoio no Combate aos Crimes Cibernéticos da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão (matéria criminal) do MPF. Coordenadora do Projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”. Especialista em Direitos Humanos pela UFRJ.

> PAULO GOMES FERREIRA FILHO

É Procurador da República, mestre em Direito do Estado pela PUC/SP.

> PRISCILA COSTA SCHREINER RÖDER

É Procuradora da República desde 1999, membro do Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos na Procuradoria da República em São Paulo desde 2007 e atual coordenadora substituta do GT Crimes Cibernéticos da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.

> RAFAEL WOLFF

É Juiz Federal. Especialista em Processo Civil – Processo e Constituição (UFRGS). Mestre pela Universidade Federal Fluminense, com a dissertação Agentes Infiltrados: O Magistrado como Ferramenta de Aprimoramento deste Meio Especial de Investigação. Doutor em Direito Ambiental (Science Juris Doctor) pela Pace Law School, com a tese Environmental Crimes and Imprisonment: Does prison work to prevent and punish environmental criminals? Redator do Blog Direito e Processo Penal.

> RODRIGO NEJM

É Psicólogo, doutor em psicologia pela UFBA com estágio doutoral na Universtité Paris Descartes (Paris V) e atividades na EHESS, mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pelo CIAGS/UFBA, psicólogo pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis-SP. Diretor de educação da ONG SaferNet Brasil, coordenador do Safer Internet Day no Brazil desde a primeira edição em 2009, responsável por projetos de formação de multiplicadores educadores e operadores do sistema de garantia dos direitos das crianças e adolescentes no âmbito da prevenção aos crimes cibernéticos no Brasil. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PNPD/CAPES) na área de psicologia e novas mídias e do GITS/UFBA, membro do grupo de especialistas das pesquisas TIC Kids Online e TIC Educação do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br/CGI.br).

> SIMONE DOS SANTOS LEMOS FERNANDES

É Juíza Federal Titular da 35ª Vara Federal Criminal da SJMG, TRF da 1° Região, Doutora em Direito Público pela UFMG, pós-graduada em Segurança em Tecnologia de Informação pelo Centro Universitário UNA, Especialista em Direitos Humanos pela American University Washington College of Law, Professora de Direito Tributário e Direito Processual Penal.

> VALÉRIA CALDI

É Juíza Federal Titular da 8ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, TRF da 2ª Região, Mestre em Direito Público pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora de Direito Penal e Processual Penal.


Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
    Ruim           Bom