Minha sacola
Sacola Vazia

Direito da Prova Pericial no Processo Penal, O

652600074

Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
Descrição Geral

Sobre a obra intitulada ?O Direito à Prova Pericial no Processo Penal?:
Uma leitura mais atenta do 158 do Código de Processo Penal, dispositivo que proclama o ?dever? estatal de realização de exame pericial ou exame de corpo de delito, permitiu descortinar a existência de um ?direito?, aparentemente ainda não observado pela comunidade jurídica, posto que implícito: ?O direito à prova pericial no processo penal?, um direito que deve ser exercido como inequívoca e mais expressiva demonstração do reconhecimento do direito à prova, na medida em que a prova pericial, como amplamente demonstrado ao longo da obra, promove maior segurança jurídica ao processo e aos jurisdicionados, dada a previsibilidade e a prévia calculabilidade que confere às decisões judiciais.
Trata-se, portanto, de uma obra inédita no mercado de livros jurídicos, ainda carente do necessário aprofundamento do tema pela doutrina brasileira, que traz como inspiração o reconhecimento do direito à prova como um direito fundamental, corolário dos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, que identifica na prova pericial, o modo mais eficaz, justo e seguro de exercício do direito à prova, direito aliás consagrado não apenas em nossa Constituição da República mas em vários outros diplomas internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto de San José da Costa Rica etc.
Ao lado do compromisso de demonstrar a existência de um direito à prova pericial no processo penal, um dos principais diferenciais deste livro é que ele também assume a missão de viabilizar o diálogo entre o mundo do Direito e o campo das Ciências Forenses, mostrando que além de possível, ele também é vantajoso. A ?ponte? construída pelo livro permite superar o abismo entre universos heterogêneos do conhecimento humano, viabilizando o diálogo e promovendo, tanto aos peritos criminais, o contato com o mundo jurídico, quanto aos profissionais do mundo jurídico, a aproximação com a área técnico-científica.
Por meio de uma leitura sistemática do Código de Processo Penal brasileiro, da doutrina e da jurisprudência a obra, ao longo de seus 12 capítulos, propõe-se também a revelar e a sublinhar:
? A importância da cooperação entre ciências jurídicas e ciências forenses, ante a constatação de que o Direito, a depender do evento, sobretudo em matéria penal, não raras vezes se vê incapaz de revelar a verdade dos fatos tão somente por meio de seus institutos e postulados, razão pela qual não pode, tampouco deve, prescindir do auxílio de outras ciências para a promoção da almejada justiça.
? O papel da Criminalística e das ciências forenses, e de seus atributos na cooperação para a concreção do Direito.
? Como os peritos criminais oficiais estão inseridos na estrutura do sistema de justiça criminal brasileiro, como legalmente interagem com os demais atores da persecução penal, especialmente no que diz respeito à demanda, à produção e à valoração da prova pericial, assim como o locus e as funções destacadas pela legislação aos órgãos ou institutos de perícia criminal nesse modelo de justiça.
? Dentre outros aspectos, o conceito, natureza jurídica e características da prova pericial, bem como a relevância do significado de exame de corpo de delito e das várias correntes doutrinárias que buscam sua melhor definição.
? as diversas dimensões sobre as quais podem ser analisadas a relevância e a pertinência da prova pericial para a efetividade do sistema de justiça criminal, em razão da importância da aplicação do conhecimento técnico-científico na solução dos crimes que ocorrem na sociedade.
Adicionalmente, o livro propõe-se a abordagem de temas novos e palpitantes do cenário jurídico a exemplo:
? das repercussões da recente implementação na legislação processual dos conceitos de Cadeia de Custódia e de Central de Custódia.
? da essencialidade da atuação do Assistente Técnico na área criminal, principalmente considerando sua relevância para a análise da prova pericial à luz do contraditório e da ampla defesa.
? do novel instituto da Investigação Defensiva, sempre tendo como eixo central a contribuição das Ciências Forenses para a efetividade da Justiça criminal.

Ficha técnica
Código652600074
código de barras9786526000748
CategoriaProvas
MarcaRt
Características
  • Autor: Cláudio Saad Netto(Coord.)
  • Edição: 1
  • Número de Páginas: 340
  • Formato: 16x23cm
  • Acabamento: Brochura
  • Ano: 2023
Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sumário

Produtos visitados