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Educação Financeira

859590110
Disponibilidade: Imediata
Uma política pública ao consumidor

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Descrição Geral

Diante do exponencial crescimento de superendividados, o legislador brasileiro formulou a Lei nº 14.181, de 1º de julho de 2021, com o objetivo de proteger o consumidor e mitigar tal cenário. A Lei inseriu alguns princípios, como o previsto no inciso IX do artigo 4º, que têm como escopo ações de fomento à educação financeira e ambiental do consumidor. Assim, esta obra tem como problemática questionar a necessidade da aplicabilidade de ações de fomentação à educação financeira prevista no inciso IX do artigo 4º desta Lei, como forma de prevenção e tratamento do superendividamento e da exclusão social do consumidor.
Larissa Oliveira Palagi de Souza é Mestre em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É servidora pública, Analista de Projetos e Políticas Públicas/Analista Jurídica junto à Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul, estando lotada, atualmente, na Procuradoria Setorial junto à Secretaria de Obras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Atua como advogada e faz parte da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS. Atuou como Conciliadora voluntária na Justiça Federal da 4ª Região. Possui formação de conciliadora pela Justiça Federal da 4ª Região e Curso de facilitadores de círculos de construção de paz para aplicações em situações complexas pela AJURIS. Em 2019, recebeu voto de louvor do ex-presidente Nacional da OAB, Claúdio Lamachia pelas atividades prestadas junto a OAB/RS.

Ficha técnica
Código859590110
código de barras9788595901100
CategoriaConsumidor
MarcaLivraria Do Advogado Editora
DisponibilidadeImediata
Informação adicionalUma política pública ao consumidor
Características
  • Autor: Larissa Oliveira Palagi de Souza
  • Edição: 1
  • Número de Páginas: 148
  • Formato: 16x23cm
  • Acabamento: Brochura
  • Ano: 2024
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Sumário

1. Introdução

2. Educação como um direito social

2.1. O conceito de educação diante dos aspectos sociológicos

2.2. Educação como um direito social fundamental e as principais legislações, projetos de lei e perspectivas sobre educação financeira

2.3. Educação na era digital: um meio de “educar financeiramente” e lidar com
os aspectos negativos que o mundo digital fornece aos consumidores

2.4. Educação financeira: conceito e medidas para superar o superendividamento

2.5. A diferença entre o conceito de educação e da informação

3. A aplicabilidade do princípio da educação financeira

3.1. A necessidade de educar financeiramente na era do imediatismo: consumismo versus consumerismo

3.2. A necessidade da educação financeira do consumidor diante da lei de superendividamento

3.3. A vulnerabilidade do consumidor diante da ausência de educação financeira

3.4. A educação financeira como meio de solução à exclusão social do
consumidor diante da lei de superendividamento

3.5. Crédito responsável diante da educação financeira

4. Ações de fomento à educação financeira

4.1. O conceito de educação financeira no olhar dos consumidores

4.2. Fase de prevenção: a educação financeira como um método de evitar o superendividamento

4.3. Fase de tratamento: necessidade da educação financeira nos núcleos de renegociação

4.4. A necessidade da colaboração daqueles que garantem o crédito de
prestação de educação financeira do consumidor

4.5. A fiscalização e a garantia do princípio da educação financeira

4.6. A educação financeira como uma política pública voltada à sociedade brasileira para mitigação de superendividados

5. Considerações finais

Referências

Apêndice

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Anexos

Anexo 1 – Questionário – Educação financeira (Dados retirados da cartilha do Idec)

Anexo 2 – Resultado

Anexo 3 – Manual do Consumidor. PROCON, Canoas/RS

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