Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
?(...) A Justiça Multiportas contempla, de forma interativa, a Justiça Consensual, a Autotutela, a Justiça Estatal, a Justiça Arbitral e a Justiça Digital, só para citar as espécies mais presentes em nosso ordenamento jurídico. A nova perspectiva de tratamento dos conflitos considera as peculiaridades das controvérsias para definir o método e o ambiente que sejam mais eficientes para solucioná-las, garantindo maior satisfação social. Essa mudança de cultura, que dá autonomia à sociedade para escolher os caminhos que melhor atendam as suas expectativas, demanda uma profunda e urgente mudança no ensino do Direito Processual.
Inverte-se a lógica de que o Poder Judiciário deva ser o primeiro ou único caminho para a solução das questões jurídicas, já que se abrem outras vias ao jurisdicionado capazes de resolver os problemas de forma mais satisfatória e menos custosa. Assim, para além de apresentar aos estudantes as mais modernas técnicas processuais de resolução de conflitos, devem-se ampliar as perspectivas dos futuros profissionais da área, a fim de que sua atuação seja mais célere e mais humanizada.
As novas exigências do ensino do Direito Processual denotam a relevância da presente obra. Isso porque a autora aborda de forma extensa as diferentes formas de resolução de disputas, a começar pela apresentação de uma teoria da Justiça Multiportas, identificando os principais elementos e princípios que sistematizam esse conceito. O livro também dedica espaço ao tratamento de diversos temas no contexto da Justiça Multiportas, tais como: improbidade administrativa, licitação e contratos públicos, Administração Pública, interesse de agir e pretensão resistida, matéria ambiental, família, tutela coletiva e litígios estruturais, serventias extrajudiciais, saúde, matéria eleitoral e empresarial, superendividamento, tributação, recuperação judicial e falência, análise econômica do Direito, além do direito penal e trabalhista.
Não tenho dúvidas de que este livro contribuirá de modo relevante para a evolução e aplicação da Justiça Multiportas no Brasil, nas esferas privada e pública. É, portanto, com satisfação que apresento à comunidade jurídica esta importante doutrina, parabenizando a autora e, ainda, a Editora FOCO pela iniciativa de publicação, em sensível esforço para a pacificação da sociedade brasileira?.
Trecho do prefácio de Luís Roberto Barroso
?(...) O sumário impressiona: desde uma teoria da justiça multiportas, passando pelas diversas formas de ?justiça?: estatal, arbitral, consensual, autotutela etc. Excelente o panorama temático que apresenta, no capítulo VII, sobrevoando os diversos subsistemas (tributária, trabalhista, improbidade administrativa, penal, eleitoral etc.) Aborda, ainda, o inevitável tema das relações entre a tecnologia e o sistema multiportas. É tarefa muito difícil encontrar um tema que tenha escapado à análise de Trícia.
O livro se incorpora à bibliografia básica para os cursos jurídicos brasileiros ? aliás, é chegada a hora de esse tema incorporar-se, definitivamente e com autonomia, aos currículos mínimos do curso de graduação em Direito?.
Trecho da apresentação de Fredie Didier Jr.
Código | 655515968 |
código de barras | 9786555159684 |
Categoria | Constitucional |
Marca | Foco Jurídico |
- Autor: Trícia Navarro Xavier Cabral
- Edição: 1
- Número de Páginas: 800
- Formato: 17x24cm
- Acabamento: Brochura
- Ano: 2024